quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Procedimentos de ensino: escolher e decidir

Estudo de caso

O estudo de caso é um procedimento de ensino que se apóia na apresentação aos alunos de uma apresentação real ou simulada, relativa ao tema em estudo, para análise e encaminhamento de solução. Corresponde a um método de trabalho no qual os alunos têm a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos a situações práticas. A situação pode ser trazida aos alunos, pelo professor, na forma de uma notícia de jornal ou revista, de um filme, ou de relato descritivo.

Em EaD inclui a apresentação do caso, a elaboração de propostas de solução baseadas na teoria estudada e a posterior apresentação e discussão das soluções construídas, em fórum de discussão, troca de e-mail, antes da apresentação ao conjunto dos participantes.

O estudo de caso é um procedimento de ensino que possibilita aos alunos realizar aprendizagem de caráter conceitual, procedimental e atitudinal.

Referência:

CARLINI, Alda Luiza. Procedimentos de ensino: escolher e decidir. In: CARLINI, Alda Luiza & SCARPATO, Marta.(Orgs.) Os procedimentos de ensino fazem a aula acontecer. SP: Avercamp, 2004. p. 25-84.

Nenhum comentário: